segunda-feira, 6 de abril de 2009

O Ensino Bíblico desde o Berçário


Há muito tempo as igrejas evangélicas ignoram o trabalho específico para crianças, não percebem então que a infância é o tempo ideal para que a palavra de Deus seja semeada.

De acordo com a pesquisa feita na APEC (Aliança Pró Evangélização das Crianças) apontam que 1% das pessoas se convertem antes dos 5 anos de idade; 85% dos 5 aos 15 anos; 10% dos 15 aos 30; e 4% após aos 30 anos. Não podemos nos esqueçer que o caráter de uma pessoa é formado e moldado na infância.

O Trabalho infantil, a princípio, pode gerar muitas despesas mas o investimento que fazemos em longo prazo, o lucro é garantido!

As crianças pensam de maneira diferente de um adulto, am cada estágio há uma maneira especial de compreender e explicar as coisas deste mundo, por isso temos que utilizar uma linguagem que ela compreenda. Falar do céu, pecado, morte e ressureição de Cristo para uma criança não é fácil, mas é possível quando se encontra métodos e recursos apropriados.

Na idade de 0 á 5 anos, a criança descobre o mundo através de percepção e dos movimentos, ou seja, através da manipulação. Por isso não se pode ficar sentadinhos somente ouvindo histórias bíblicas. Ela aprende por intermédio da interação com o meio que a rodeia.

Um bom professor é aquele que é o "modelo", exemplo de vida: "Sejam meus imitadores, como eu sou de Cristo". (1 Co 11.1). As crianças precisam de bons referênciais de vida cristã, ser exemplo é característica imprescindível. Quem desaja ser modelo é paciente, amoroso e criativo.

O professor de criança precisa buscar o crescimento espiritual e pessoal de modo incansável.

Outro ponto importante é que nao basta colocar qualquer pessoa para ensinar as classes infantis, sabemos que o trabalho com as crianças exige que o professor trabalhe conteúdos de natureza diversas, abrangendo do cuidados básicos até conhecimento específicos provenientes das muitas áreas do conhecimento.

As classes infantis demandam que os professores tenham uma formação bastante ampla, a preparação de uma aula que leva muito tempo, ás vezes, bem mais tempo que uma aula para adultos.

Além de ignorarem o trabalho infantil, os ensinadores ainda tem outras dificuldades, que é a falta de recursos didáticos, professores vocacionados e bem treinados, espaço físico, recursos financeiros e por ai vai.

Precisamos todos nos esforçar e nos prepararmos ainda mais para essa obra!!!

Revista Ensinador Cristão
Palavra de Telma Bueno

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