sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Gravidez do Papai

Um sentia sono, o outro tinha desejo de comer chocolate com mostarda, o terceiro correu atrás de restaurantes para matar a vontade de saborear um joelho de porco, enquanto o último enjoava com tudo. Todos engordaram, assim como suas mulheres. Só que elas estavam grávidas.


Para estes sintomas, existe uma explicação científica. Trata-se da síndrome de Couvade, descrita pela primeira vez em 1960. “Faz com que os homens vivenciem os sintomas típicos da gravidez durante a gestação das companheiras, como enjôos, desejos por determinados alimentos e ganho de peso, entre outros”, afirma o obstetra José Bento de Souza. De maneira sutil ou evidente, supõe-se que a síndrome atinja pelo menos 10% dos futuros pais.


Segundo o obstetra Flávio Garcia de Oliveira, autor de Bebê a Bordo: Guia para Curtir a Gravidez a Dois (Editora Matrix), os sintomas são mais freqüentes em gestações difíceis e muito desejadas. Mas também podem acontecer em pais experientes e, teoricamente, menos ansiosos.


O corpo muda…
No corpo da mulher, desejos, enjôos e dores têm explicações já sabidas. Mas e no dos homens? Seriam puramente psicológicos? De acordo com novas pesquisas, eles também passariam por mudanças orgânicas ao longo da gestação das companheiras.


Estudo das universidades Memorial e Queens, no Canadá, coordenado pelas pesquisadoras Anne Storey e Katherine Wynne-Edwards, mostrou que a maioria dos futuros pais sofre alterações hormonais. Ao monitorarem essas substâncias nos homens, as cientistas constataram que em determinadas fases da gravidez, eles tinham um aumento de 20% nos níveis de prolactina. Os que relatavam sentir os mesmos sintomas da mulher eram os que apresentavam maior quantidade desse hormônio. Além de ser a responsável pela amamentação, a prolactina também está ligada ao comportamento paternal de alguns pássaros e mamíferos. Já os níveis de testosterona, abundante no sexo masculino, diminuíram tanto na gravidez quanto nas primeiras semanas de vida do bebê. A queda da testosterona, acreditam as especialistas, diminuiria a agressividade, favorecendo a cooperação entre pais e mães.


O motivo, segundo as cientistas, são os feromônios, substâncias químicas exaladas pelo corpo da mulher que desencadeariam as oscilações hormonais nos futuros pais. Quanto mais próximos das mulheres, aumentaria também a probabilidade de o homem experimentar os sintomas de gravidez.


E a mente acompanha
A exemplo do que ocorre com a mulher, o homem se prepara emocional e biologicamente para ser pai. É o que sugere estudo do neurocientista Craig Kinsley, que há mais de dez anos estuda o comportamento de mamães ratas. Para ele, as mulheres quando se tornam mães têm a capacidade de aprendizado ampliada. Ou seja, ficam mais espertas. A mesma mudança aconteceria com os homens. “Dados preliminares mostram que, assim como as mulheres, eles sofrem mudanças cerebrais quando viram pais”, diz Kinsley. Bom para todos.


Fonte: Malu Echeverria e Marina Vidigal (reportagem) e blog http://potencialgestante.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário