domingo, 20 de março de 2011

Depilação durante a gravidez

De modo geral e se for com cera, pode sim, desde que você não seja sensível demais à dor extra que poderá sentir. Isso porque as grávidas têm um maior fluxo de sangue correndo pelo corpo, especialmente na área vaginal, e podem sofrer mais que de costume na hora da depilação.
Tanto a cera quente como a fria não vão fazer mal para a mãe ou para o bebê, mas é preciso tomar bastante cuidado com as condições de higiene do local onde a mulher se depila, porque, isso sim, pode ser fator transmissor de doenças", afirma a obstetra Daniela Maeyama, do Hospital e Maternidade São Luiz, em São Paulo
Para evitar problemas, certifique-se de que a cera usada em você não é reaproveitada de outras clientes (mesmo que seja quente) e que todo o material utilizado seja descartável.
A doutora Daniela recomenda às suas pacientes que evitem os cremes depilatórios, porque eles são produtos químicos mais fortes, que podem conter amônia na fórmula e passar para a corrente sanguínea da mãe e, consequentemente, para o bebê em desenvolvimento.
Usar lâmina de barbear também pode, mas tenha em mente que durante a gravidez há mais probabilidade de você ter pelos encravados, que podem incomodar bastante.
Procedimentos de depilação definitiva, como os com laser ou eletrólise, são em princípio seguros, mas não são aconselháveis durante a gestação, porque a mudança hormonal pode provocar o escurecimento da pele no local das aplicações. Outras técnicas, que envolvem a inserção de produtos químicos no local onde o pelo crescia, não são aconselhadas.

As diferentes alternativas em depilação

Opções para se depilar existem muitas: cera, “máquina”, depilação definitiva… Também é verdade que não existe um método para eliminação do pêlo que seja ao mesmo tempo seguro, indolor, rápido, durável e de baixo custo. Cada um deles tem vantagens e desvantagens que vale a pena conhecer.

O tradicional “aparelho de barbear ”

O aparelho de barbear com lâmina é um procedimento simples e barato, mas com resultados pouco duradouros e muito má fama, devido à ideia de que se modifica o pêlo tornando-o mais grosso e abundante.
São muitas as mulheres que optam por este método, e muitas outras que, embora prefiram outro, recorrem a esta solução rápida, face a uma situação imprevista. Se escolher este método nunca se depile a seco: humedeça a zona a depilar com água e sabonete neutro, ou com um gel ou espuma especial.
Apesar da depilação ser mais efetiva quando a máquina se passa em sentido inverso ao crescimento do pêlo, às vezes pode provocar irritação; assim, é melhor passá-la no sentido do crescimento do pêlo.
Outro ponto a ter em atenção é que se a lâmina já não estiver convenientemente afiada, a irritação será maior, e por isso convém mudá-la com frequência. As principais vantagens deste sistema são a sua rapidez e o baixo custo, além de não afetar a circulação sanguínea.
Além disso, para voltar a depilar-se não é necessário esperar que o pêlo fique muito comprido, como acontece com outros métodos. Se é este o método que sempre utiliza e se sente bem com ele, não existe inconveniente em continuar a praticá-lo durante a gestação.

A pinça de depilar

Ao arrancar o pêlo, a depilação com pinça dura várias semanas. A pinça é uma aliada no momento de arrancar os “pêlos rebeldes” que permaneceram depois de se ter depilado com outro método, ou então para eliminar o pêlo em zonas pequenas, como as sobrancelhas, mas obviamente não serve para depilar superfícies grandes (por exemplo, as pernas).

Os depiladores eléctricos

Removem o pêlo pela raiz, e a depilação dura várias semanas. Atualmente existem depiladores com cabeças especiais, aptas para utilizar em zonas delicadas como as axilas ou o rosto.
As vantagens: é feita em casa, está sempre à mão, faz-se rapidamente, e a sua utilização é muito simples. Embora o custo dos depiladores elétricos seja considerável, trata-se de uma compra que se efetua uma única vez.
A desvantagem é que em determinadas zonas pode resultar um pouco dolorosa, e em alguns casos favorece a inflamação dos folículos e o aparecimento do famoso “pêlo encravado”.
Além disso, a inflamação pode deixar como sequela um aumento da pigmentação da pele. É um método perfeitamente apto durante a gestação.

Depilação com cera

É um método adequado para qualquer parte do corpo, desde as sobrancelhas até às pernas, e consegue extrair tanto os pêlos finos como os grossos. A duração é de aproximadamente três semanas. Pode ser efetuada durante a gravidez.
Pode fazê-la em casa, mas se a cera estiver muito quente, pode queimar a pele e provocar manchas. Além disso, algumas zonas são de difícil acesso (como as virilhas), e às vezes, depilar-se sozinha, é bastante complicado. O melhor é dirigir-se a um depiladora especializada.
Se estiver grávida, será preciso muita habilidade para depilar a parte posterior das pernas: como não é possível deitar-se de barriga para baixo, a posição ideal é de lado, ou inclinada sobre uma mesinha. Depois de se depilar, é importante evitar o Sol, porque podem aparecer manchas na pele.
Convém esperar pelo menos 24 horas, e no caso da pele ter ficado muito irritada, é preciso aguardar até que a inflamação passe. A desvantagem deste método – além do “puxão” que não é precisamente indolor – é que, para se voltar a depilar necessita de esperar que o pêlo cresça o suficiente.

Os cremes depilatórios

Contem substâncias que quebram as ligações químicas da fibra capilar, removendo parte do pêlo que se encontra abaixo da superfície da pele, mas não o debilitam nem o arrancam pela raiz.
Quanto à duração, é maior do que com o aparelho de barbear, mas menor do que com a cera ou com os aparelhos elétricos depiladores. O seu principal inconveniente é que podem produzir muita irritação, especialmente quando são utilizados no rosto.
Além disso, não são eficazes em todas as mulheres, uma vez que apenas atuam se os pêlos forem finos, deixando ficar os mais grossos.

Eletrodepilação ou eletrocoagulação

É um método de depilação definitiva que consiste na destruição do folículo piloso mediante eletrólise ou termólise. Efetua-se mediante a introdução de uma agulha muito fina que conduz a corrente eléctrica dentro de cada folículo.
Uma vez atingido, esse pêlo perde o seu vigor e desaparece progressivamente. A experiência e habilidade da pessoa que a realiza (geralmente são esteticistas especializadas) são muito importante: disso depende a sua efetividade e a frequência de reações adversas, como manchas ou cicatrizes.
Bem feita, a eletrodepilação constitui um método de eliminação definitiva do pêlo, mas tem a desvantagem de ser um pouco dolorosa, não ser prática para áreas extensas ou com grande densidade de pêlo, e em peles predispostas pode deixar manchas.
Também é normal que depois de uma sessão o folículo se irrite, e que esta irritação permaneça durante alguns dias. Além disso, para verificar resultados é preciso esperar algum tempo, uma vez que em cada sessão se trabalha sobre uma área limitada.
A duração do tratamento dependerá então da quantidade de pêlo que exista em cada zona a depilar. Por isso, é ideal para lugares de pouco pêlo, ou para esses indesejáveis que nascem no rosto, no peito, na zona do buço, nas virilhas ou nas axilas.
As sessões são geralmente semanais, e não é um método aconselhável durante este período, uma vez que a gravidez pode fazer sofrer modificações temporárias ao pêlo, e também pela maior probabilidade do aparecimento de manchas residuais.

Depilação a laser

O laser é dirigido especificamente à melanina, que é a responsável pela pigmentação do pêlo. A melanina encontra-se no bolbo piloso (nascimento do pêlo) colocado na profundidade da pele. A luz atravessa a pele, chega ao folículo piloso, ataca a melanina, anulando desta forma as células produtoras do pêlo.
Durante o tratamento, deve evitar-se a exposição ao Sol, uma vez que ele estimula a melanina, e se a pele estiver queimada, podem aparecer manchas brancas nas zonas depiladas.
Tenha em atenção que nem todas as pessoas têm a mesma resposta à depilação com laser: como trabalha sobre a melanina, quando na zona a depilar há pêlos brancos (que não têm melanina), o laser não é eficiente, nem se os pêlos forem demasiadamente claros. Por outro lado, as mulheres de pele clara com o pêlo escuro obtêm os melhores resultados.
As possíveis complicações, como bolhas, crostas, ou alterações na pigmentação (manchas escuras ou claras) – que geralmente são reversíveis embora possam permanecer durante vários meses – dependem basicamente dos danos anteriores que a pele tiver.
O tratamento demora algum tempo a dar frutos. Entretanto, e até que termine, terá de continuar a utilizar a máquina de barbear com lâmina para depilar os pêlos. Mas atenção: nunca os retire com pinça, cera ou qualquer outro método que os arranque.
O custo é elevado de modo que, antes de se decidir, é importante efetuar uma consulta prévia para determinar se o método é adequado para o seu tipo de pele, e quais são as possibilidades de êxito.
Não é um método recomendável durante a gestação. Porquê? Devido às modificações que o pêlo pode sofrer durante a gravidez, e pela maior probabilidade do aparecimento de manchas residuais.

fonte: http://www.bebe.sapo.pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário