segunda-feira, 16 de maio de 2011

O sono do recém nascido

Desde quando minha princesa nasceu não durmo mais direito, isso a noite né, a partir de 23 horas e ultimamente tem feito isso as 22 e assim se prolonga até as 5 da manhã, 4 horas, daí então não consigo mais pregar no sono. Baseado nisso, pesquisei um pouco mais sobre o assunto e resolvi postar aqui pra vcs.

Sono de RN

Alguns pais chegam da maternidade e a sensação que têm é que vai demorar muito tempo para voltar a dormir novamente. Isso porque alguns recém-nascidos que não dormem mais de duas horas seguidas. O soninho deles é assim porque ainda não tem um padrão. É que as fases de sono e vigília (ficar acordado) são influenciadas pelo relógio biológico que, no bebê, não se encontra organizado. "Isso vem aos poucos, com o desenvolvimento do sistema nervoso", diz o especialista em cronobiologia Luiz Menna-Barreto. Por isso, acrescenta a pediatra Renata Waksman, "os recém-nascidos abrem os olhos quando sentem alguma necessidade, como fome, e caem no sono tão logo ela é suprimida". É o que justifica eles dormirem, normalmente, 16 horas por dia, despertando a cada 2 ou 4 horas, em geral para mamar.



A situação tende a melhorar a partir do terceiro ou do quarto mês. Nesse período, o cérebro do bebê começa a produzir melatonina, substância que o induz a ficar acordado, levando a uma melhor organização dos ciclos de atividade e repouso e criando distinção entre noite e dia. Sinal de um amadurecimento neurológico normal.
 
Bons costumes



Mas até o sono noturno se esticar, os pais, coitados, ficam exauridos e com a sensação de que o filho troca o dia pela noite. Ele não faz isso nos primeiros meses, mas essa troca pode de fato vir a acontecer, quando os pais se atrapalham ao criar uma rotina para o bebê dormir.


Não é difícil ensinar o bebê a dormir à noite. Mesmo na fase em que ele acorda porque tem fome, basta seguir algumas recomendações, como colocá-lo de volta no berço para dormir, no quarto dele e no escuro. Acredite, ele não sente falta da luz do abajur. A pediatra Rosa Resegue também orienta os pais a não embalar o filho nos braços nesse momento e jamais usar o seio com o mesmo propósito. Esses métodos tornam-se vícios e o recém-nascido só vai pegar no sono dessa forma. Seja às 20 horas ou às 2 da madrugada.

Retrocessos



Por volta dos 6 meses, é possível que o sono do bebê volte a ser irregular devido ao início do desmame. Nessa época, outras mudanças podem contribuir: a criança se descobre independente da mãe, sentindo-se insegura sozinha, e também começa a engatinhar. É normal tanta novidade atrapalhar o sono noturno.

FONTE- Revista Crescer


Ajude-o a regular os padrões de sono



Apesar de nas primeiras semanas de vida o bebé recém-nascido ser muito imprevisível, poderá começar a ajudá-lo a perceber que durante o dia é tempo de estar ativo e durante a noite é tempo de dormir. Para isso, quando o bebé dormir durante o dia mantenha a iluminação e os sons a um nível normal, em oposição ao sono da noite. De dia, depois de mudar a fralda ou de o amamentar estimule-o, conversando com ele de forma suave mas expressiva, movimente-lhe as mãos e as pernas e mostre-lhe brinquedos mantendo-o entretido. À noite, faça o oposto, desligue as luzes, alimente-o e mude-lhe a fralda de forma muito calma e suave e limite as suas interações apenas pegando nele de forma muito calma. Cedo irá perceber que os períodos maiores de sono do bebé começam a ocorrer à noite.

Ensine-o a perceber que está na hora de dormir


Poderá estabelecer uma rotina logo de início, pois os bebés adoram rotinas e sentem-se muito confortados por elas. Por exemplo, dê um banho morno com regularidade, alimente-o ou embale-o sempre antes de ele ir dormir. Uma massagem gentil poderá ser uma ótima forma de relaxar o bebé e prepará-lo para uma noite de sono.


Descanse


Aproveite as sestas do bebé para pôr o seu sono em dia. Por muito tentador que possa parecer aproveitar o tempo em que o bebé dorme para fazer outras coisas, será capaz de cuidar muito melhor do seu bebé e de si, se descansar bastante. Durante este período inicial aceite toda a ajuda possível. Se por exemplo, alguém se oferecer para cozinhar ou para fazer as suas compras, deixe o orgulho de lado e aceite a ajuda. Habitue-se a não fazer planos muito rígidos, pois o bebé poderá mudar de ideias mais rapidamente do que possa imaginar. Este é um tempo essencial para criar laços com o seu bebé e ele consigo, por isso, aceite e abrace esta nova fase da sua vida, com paciência, descanso e muito amor.

Um comentário:

  1. meu sonho e ter dois filhos para eu cunhadar muito dos meus filhos com muito carinho

    ResponderExcluir