domingo, 28 de agosto de 2011

Sofrendo com os primeiros dentinhos

Sara Victória de ontem pra hoje não me deixou dormir, acordou três vezes, com choro intenso, quer porque quer colocar alguma coisa na boca "gengiva cossando!".
Tive que optar por dormir com ela na rede, dei tylenol pra ela, agora até que melhorou um pouquinho.
Ela ta comendo menos... ainda vô comprar um remedinho pra ela.

MAIS INFORMAÇÕES:

Desconfia que o seu pequenito começa a sentir os primeiros dentinhos? Será que já está na altura? Se sim, como ultrapassar esta fase?

Por volta dos 6 meses de idade inicia-se a dentição de leite, sendo composta por 20 dentes e ficando completa por volta dos 3 anos de idade.

Primeiros sintomas


A fase inicial da dentição do bebé é usualmente caracterizada por um mau estar do bebé e por constantes choros de desconforto. Mesmo os dentes pequenos, quando rompem as gengivas podem tornar-se num processo doloroso, por isso não se admire se o seu bebé ficar um pouco irritado.
Os principais sintomas do aparecimento da primeira dentição incluem dores, gengivas inflamadas e sensíveis, face quente e vermelha, salivação abundante, o bebé fica assado da fralda, os padrões de sono e da alimentação alteram-se como o surgir da perda de apetite, surge a vontade de morder objetos, bem como uma irritabilidade geral.


Como ajudar o seu bebé a aliviar as dores dos primeiros dentes?


Converse com o pediatra acerca de opções alternativas como:

Anéis


Primeiro pode tentar um objeto para morder como um anel especial para calmar as gengivas irritadas. Deixe um ou dois no congelador. Com o frio do anel as gengivas anestesiam, e a dor diminuirá.
Existem também anéis de dentição refrigerantes, especialmente concebidos para acalmar a dor.
Existem também outros modelos de anéis com relevos diversos (rugosidades, estrias,…) aliviando o bebé com a massagem provocada nas gengivas. Este tipo de anel favorece a aparição dos dentes pois o bebé tem a tendência a mordê-lo.
Uma fralda de pano comum com a ponta embebida em água bem fria também será uma boa solução momentânea.


Distração


Mantenha o bebé distraído, pois manter o bebé entretido com algo, ajudá-lo-á a tirar as dores da ideia. Uma aula de música, um brinquedo novo, um livro de sons, ou mesmo um passeio no jardim poderão ajudar.

Sono em dia


Certifique-se que o bebé descansa bastante. Se o bebé não descansar bem, com as dores ainda se vai tornar mais irritadiço. Caso o bebé não consiga dormir, converse com o pediatra para que ele lhe receite algum medicamento ou aconselhe outra solução.


Gel anestesiante


Umas massagens nas gengivas doridas com um gel específico à base de plantas, também ajudarão o bebé a acalmar momentaneamente. Este gel também se pode colocar no anel de dentição, podendo fazê-lo diversas vezes ao dia. Alguns destes tipos de géis contêm uma pequena quantidade de açúcar por isso é essencial limpar as gengivas do bebé.

Paracetamol


O paracetamol para bebé poderá ser uma solução para aliviar as dores. Porém, guarde este tipo de solução quando nada mais houver a fazer, pois deve evitar-se ao máximo que o bebé ingira qualquer tipo de medicamento.

Gel anestésico


Um gel anestésico aquoso que evite as dores poderá resultar. O único senão é que este gel faz com que o bebé se babe muito, por isso terá de estar sempre preparada com um pano debaixo do queixo do bebé para que ele não molhe a roupita.

Soluções homeopáticas


Nas farmácias homeopáticas existem diversos géis específicos, para acalmar as dores da primeira dentição do bebé, sobretudo à base de camomila, para esfregar nas gengivas e ajudar a aliviar as dores.


Nunca!


Nunca esfregue as gengivas do bebé com álcool! Antigamente esta era uma prática comum e muito errada, por isso nunca o faça.
Cuide desde cedo da dentição do bebé
Cuide desde cedo dos dentes de seu bebé, escovando-os de forma suave e regular com uma escova muito suave com um pouquinho de pasta infantil.

Advertência


Se a dentição da criança estiver a surgir, use o seu instinto para detetar outros problemas que possam ser a causa do mal-estar da criança. Às vezes atribui-se à dentição outros sintomas que podem indicar que a criança está doente, como febre, diarreias e vómitos. Consulte o seu médico e peça aconselhamento se durante a dentição do seu filho notar estes sintomas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário