quinta-feira, 10 de março de 2011

30 Semanas


Os pulmões e o sistema digestivo do seu bebê estão praticamente prontos.
O crescimento vai diminuir de ritmo nas próximas semanas (ele mede cerca de 40 centímetros agora), mas ele continuará engordando até nascer.
Esta semana, seu bebê provavelmente consegue enxergar o que acontece dentro do útero, distinguindo claro de escuro e até acompanhando uma fonte de luz. Se você acender uma lanterna perto da barriga, pode ser que o bebê mexa a cabeça para olhar para a luz ou tente pegar o brilho. Há especialistas que acreditam que esse tipo de estímulo seja positivo para o desenvolvimento visual do feto.
O bebê está envolto por cerca de 1 litro de líquido amniótico, mas esse volume vai diminuindo conforme a criança cresce e sobra menos espaço no útero.

Entre um cochilo e outro, seu bebê vai vibrar de alegria se você massagear a barriga e conversar com ele. Com um pouquinho de sorte, ele poderá retribuir o afago dando alguns chutes dentro do útero. Seus sentidos estão mais afiados nesta semana. No entanto, o único sabor que o pequeno experimentou foi, é claro, o do líquido amniótico, que engole e inala continuamente. De acordo com os pesquisadores, essa substância é adocicada, ou seja, tem o gosto de infância.


Como fica sua vida

Assustada por ter engordado muito esta semana? Neste mês, as grávidas ganham entre 1,5 e 2 quilos, e é absolutamente normal engordar cerca de meio quilo por semana no último trimestre.
Seu bebê está exigindo o máximo de nutrientes para crescer tudo o que pode antes de nascer. E sua barriga vai ficando cada vez maior. Tem gente que adora, tem gente que detesta.
As cãibras e os inchaços, inclusive, aumentam na reta final da gravidez. Assim, evite ficar em pé por muito tempo e use sapatos baixos. Mulheres com predisposição a varizes devem redobrar os cuidados, usando meias elásticas e mantendo as pernas elevadas sempre que possível.

Mau humor e choro

Lembra que no começo da gravidez você estava supersensível e com vontade de chorar por qualquer coisa? Essa sensação deve começar a voltar agora. As variações de humor são comuns no final da gravidez. Experimente assistir ao noticiário, principalmente se tiver alguma coisa a ver com criança. Chorar vai ser inevitável.
Você tem muita coisa na cabeça: a aproximação do parto, as dúvidas sobre se vai ser uma boa mãe, as despesas com os preparativos, a questão do trabalho. E dormir mal não ajuda. Ainda mais com sonhos esquisitos para atrapalhar!
Se a tristeza e o mau humor estiverem prejudicando demais a sua vida e a da sua família, vale a pena falar com o médico, porque 10% das grávidas sofrem de depressão neste finalzinho da gestação, e há remédios que podem ajudar sem prejudicar o bebê.
Tratar da depressão agora também ajuda a prevenir uma depressão pós-parto mais grave depois.

Nenhum comentário:

Postar um comentário