quarta-feira, 2 de março de 2011

Gravidez + Diabete

Meu aparelho (não saio de casa sem ele)!


Glicemia antes do almoço (muito baixa)!

Glicemia após o almoço (1 hora depois)


Nossa, hoje minha diabete baixou á 42 (depois de tanto tempo)!
A última vez que baixou tanto assim foi no dia que fui bater no hospital e tive que tomar soro com glicose na veia.
Quando isso acontece fico tão preocupada... sei que é um risco danado que minha princesa corre, por isso recorro logo ao doce para subir.
A médica tinha me recomendado tomar um saquinho de mel, mas isso já tentei e não aquento, fiquei o dia inteiro repulnando (nam!).
Eu bem sei que não é fácil ter uma gravidez com diabete, não é fácil controla-la da forma como gostaríamos pois tudo influencia, preocupação, nervosismo, anciedade, alimentação, raiva. É um saco!
De 15 em 15 dias vou ao endocrinologista, faço contagem de carboidrato e o controle diário das glicemias (antes, pós café da manhã, almoço, janta e ceia), fora isso comer de 3 em 3 horas e detalhe, em quantidades poucas (o que é difícil para uma grávida!).
Tem dias que me dar uma vontade de chorar, de chutar o balde, pois não é fácil ter diabete e estar grávida, não é fácil mesmo! A única coisa que me faz ír em frente, enfrentar, lutar é minha filha, que é tudo pra mim, meu maior sonho que hoje está se tornando realidade, é por ela que faço todo os sacrifícios, esforços, tudo!!! Pensando nisso, resolvi hoje colocar uma reportagem especial a esse tema.
Vamos lá...
  • GRAVIDEZ E DIABETE
Toda gravidez com diabete, seja ele do tipo 1, 2 ou gestacional, precisa ser bem acompanhada. São necessárias mais consultas aos obstetra, ao endocrinologista, nutricionista.
  • Diabete tipo 1 e 2
Segundo o Dr. Carlos, uma paciente que já tenha diabete é aconselhável planejar sua gravidez. Ela só deverá engravidar quando seu controle glicêmico, que é avaliado pelos níveis de hemoglobina glicosilada. Eles devem ser menores que 6,1%, ou até 1% acima do valor máximo recomendado pelo laboratório onde o teste for realizado.
Para a gestante que fazia o uso de comprimidos, ela passa a tomar insulina e para quem já fazia o uso desse hormônio, as doces deverão ser reajustadas se seu tratamento não estiver dentro dos parâmetros considerados ótimos.
Fora isso, a gestante precisa estar no seu peso ideal antes de engravidar.
A gestante diabética faz ultrassom 1 vez por mês, para saber como estar o bebê e também a quantidade de líguido amniótico, exame de hemoglobina glicosivala a cada 3 meses e são indicadas duas ultrasografias especiais, a ecocardiografia fetal (avalia a formação do coração do bebê), e a dopplervelocimetria (avalia a circulação do bebê e da placenta). Outro exame bastante solicitado pelos médicos é a cultura de urina, nele consta se a gestante diabética tem infecção urinária (caso muito comum).
Caso a gestante não tenha um índice glicêmico controlado durante sua gestação o bebe corre um grande risco de malformação dos órgãos.
  • O parto deverá necessariamente ser cesária?
Não, caso a gravidez evolua bem e o bebê estaja no tamanho adequado.
  • O diabete traz algum risco de saúde para o bebê?
A diabete mal controlada pode trazer sérios riscos a saúde do bebê sim! Especialmente defeitos da formação do coração fetal. Eleva- se também o risco de aborto. No meio para o final da gestação pode ocorrer o crescimento excessivo do bebe, o que chamamos de macrossomia.
O fato do bebe cresçer muito rápido não significa que ele esteja amadurecido adequadamente. De fato, mães diabéticas podem ter seus bebes com um bom peso e ainda sim precisa de cuidados intensivos depois do nascimento, pois o diabete pode atrsar o amadurecimento dos pulmões. Outra anormalidade que pode ocorrer é o aumento do líguido amniótico dentro do útero, gerando desconforto no abdome da grávida, dificuldade para respirar e até mesmo desecandear um trabalho de parto prematuro pela distensão uterina.
  • Depois do parto, poderei amamentar?
Sim, mas você deverá ter alguns cuidados. Sempre faça pequenos lanches antes de amamentar (um copo de leito, por exemplo), pois a amamentação pode levar a hipoglicemias súbitas. Logo depois do parto a quantidade de insulina deverá diminuir bastante, pois as hipoglicemias são frenquentes se a diminuição da insulina não for feita.


Obs: No meu caso foi totalmente diferente, minha gravidez não foi planejada porque os médicos falavam que era impossível de engravidar devido eu ter diabete, quando engravidei minha hemoglobina glicosilada tava a 8 (normal é até 6), tive infecção urinária, princípio de aborto (o que me deixou de repouso por 15 dias) a até hoje vou constantemente ao médico. Graças a Deus todos meus ultrassons até aqui tem dado normal, creio que a mão de Deus sobre a minha vida e sobre a vida da minha filha. E apesar de todas essas dificuldade que tem creio que nenhum mal minha filha sofrerá e terá, pois ela é uma promessa de Deus!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário