terça-feira, 1 de março de 2011

Modificações no corpo da gestante - Semana a Semana

Antes existiam planos, sonhos, desejos. Depois da confirmação, fantasias, expectativas e dúvidas norteiam a gestação, em especial quando estamos na primeira experiência.
A gestação promove várias alterações, tanto físicas como emocionais. Conhecer e aceitar elas tornará a sua experiência rica e prazerosa.
Vejamos:
  • 1º a 8º Semana
Após a fecundação, o óvulo chega ao útero ao redor de sete dias, ocorrendo a fixação no útero por volta do 10º dia. Nesta fase, inicia-se a diferenciação celular com a formação do saco amniótico, saco vitelino, placenta e embrião. Inicia-se a formação do sistema nervoso ainda primitivo, esqueleto de cartilagem (dedos da mão e pé se formam). Os vasos sanguineos principais e a batida do coração já estão presentes.
A mulher percebe o atraso mestrual, pode começar a sentir cansaço, náuseas matinais, aumento e dor nas mamas, cólicas leves, aumento da sensação de fome, urinar com maior freguência e apresentar alterações no estado emocional.
  • 12º a 16º Semana
No embrião, os músculos começam a funcionar, o sexo já pode ser identificado, os rins já produzem urina. Ao final deste período o embrião possui formas humanas, com cabeça, tronco e membros e com todos os órgãos já formados, porém imaturos. Com 12 semanas o embrião mede em torno de 6,5 centímetros.
O fundo uterino começa a sair da pelve materna, a placenta já assume sua função totalmente. Iniciam-se as contrações uterinas de Braxton Hicks, que permanecem durante toda a gravidez. As náuseas matinais ainda podem estar presentes, pode ocorrer a retenção de líguidos (inchaços), a vagina fica mais vascularizada, com possível aumento de secreção.
  • 20º a 24º Semana
O embrião agora se chama feto, a pele é mais grossa e formam-se as impressões digitais, os músculos e sistema nervoso trabalham em conjunto. O vérnix cobre o corpo do feto. O feto dorme, chupa o polegar e dá pontapés. O feto parece vermelho e enrugado, devido aos vasos capilares debaixo da pele e a falta de gordura.
Na gestante, as auréolas aumentam e escurecem, ocorrem as mudanças na pele podendo aparecer estrias, acne, manchas no rosto e a "linha nigra". Os movimentos do feto podem ser sentidos. Ocorre o crescimento progressivo do útero, diminuição sensível do mal estar e das náuseas. O peso do útero faz com que a coluna vertebral se curve para frente; as articulações pélvicas começam a relaxar para permitir a passagem do bebe ao nascimento.
  • 28º a 32º Semana
O peso do feto passa de 300g para cerca de 1700g; amadurecimento progressivo dos órgãos fetais. A gordura se deposita debaixo da pele.
A gentante tem um ganho maior de peso a cada mês; percebe a movimentação fetal com maior facilidade. Podem ocorrer problemas nas gengivas (sangramento); aparecimento do colostro; dificuldade na disgestão, devido ao aumento do útero que comprime os órgãos digestivos.
Por causa dos hormônios o tônus muscular do sistema digestivo se afrouxa causando prisão de ventre, azia e má digestão. Aumenta a freguência urinária pela compressão do útero. Essa pressão do útero pode causar varizes e hemorróidas.
  • 36º a 40 Semana

Ocorre o amadurecimento final de todos os órgãos, com a possibilidade do feto sobreviver sem o auxílio de UTI a partir da 37º semana. O feto tem ganho progressivo de tecido adiposo, ficando cada vez mais gordinho. A movimentação fetal fica mais vigorosa. O peso é em torno de 3200g e o comprimento é de 49cm ao final de 40º semana. Os anticorpos da mãe são recebidos e o feto se posiciona adequadamente para o parto. A gestante começa a sentir progressiva a sensação de pressão e dor em baixo do ventre, devido á descida do bebe para a pelve. O sono fica mais leve, acordando várias vezes pelo movimento fetal ou para urinar. As contrações de Braxton Hicks se intensificam á medida que o útero e o colo se preparam para o trabalho de parto. Pode ocorrer piora dos problemas digestivos (azia).

Nenhum comentário:

Postar um comentário